27 SET 2023
CULTURA
Casa Amarela, a partir do dia 30 de setembro, fechará para manutenção e restauração
Local faz parte do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho, junto à Casa Azul e casa Rosa

A Casa Amarela, um dos locais mais emblemáticos da cidade quanto à cultura, vai passar, a partir do próximo dia 30, por um período de manutenção e reformas, que englobam projetos estruturais. A reforma visa não somente o bem-estar do público, como também o conforto e adequações de engenharia com a finalidade de preservação dos ambientes.

O complexo é um importante equipamento para fruição das artes, dos saberes e das memórias de Contagem. O processo de restauro irá garantir a preservação adequada do bem e permitir que o equipamento possa, em breve, ser novamente ocupado pela população contagense.

O Centro Cultural é formado por dois casarões coloniais remanescentes do século XIX, a Casa Amarela e a Casa Rosa. A Casa Amarela abriga uma galeria de artes e já recebeu oficinas, projetos culturais variados e exposições. O espaço ainda conta com a Casa Azul, um casarão eclético construído no Século XX, que, atualmente, hospeda um teatro, mas encontra-se fechado por questões estruturais e também vai passar por restauração.

Já a Casa Rosa é onde se encontra a Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz, que possui um acervo de mais de 20 mil livros. A Casa Rosa, por sua vez, está aberta para visitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Autor: Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti